Otaka Depressiva - Pop Ásia: Lado Negro da Força {#2} - LUJ - Papel Vermelho, Papel Azul

domingo, 10 de junho de 2012

Lado Negro da Força {#2} - LUJ - Papel Vermelho, Papel Azul

Seguinte, galera de pobres mortais, to sem tempo e paciência pra essa parada, valeu? Vamos logo com isso. Hoje, trouxe mais uma lenda urbana...
Tentem não ser cagões, valeu? ¬¬ É sério, se precisarem de banheiro, não vai ter papel...

Papel Vermelho, Papel Azul

A lenda do papel vermelho e do papel azul nasceu no Japão, mas assim como a da Mulher da Boca Rasgada, é conhecida também na Coréia.
É mais antiga que a da "Dona Hanako do banheiro" (que em breve irei falar sobre ela aqui), e em 1930 já era contada por estudantes primários do estado de Nara. Lá a lenda possui uma variação, e ao invés de ser papel vermelho e papel azul, é chamada de "Papel Vermelho, Papel Branco".

A lenda

Como toda boa lenda que se preze, esta tem muitas variações, mas basicamente o "conteúdo" é o mesmo:
À tardezinha, um jovem vai ao banheiro antes de ir embora para casa (no Japão o horário das escolas é integral, ou seja, as crianças ficam na escola desde as oito da manhã até mais ou menos quatro, cinco da tarde). Após fazer suas necessidades, ele pensa em pegar o papel higiênico para se limpar, mas este já acabou. Então, ele ouve uma voz que vem do nada, e esta lhe pergunta: "Quer papel vermelho? Quer papel azul?". O jovem responde "papel vermelho" e no mesmo instante todo o sangue de seu corpo verte por seus orifícios e o jovem morre.
A lenda se espalha pela escola e, mesmo aterrorizado por ela, outro jovem acaba indo ao banheiro dias depois e a mesma situação ocorre. A voz vem do nada e lhe pergunta: "Quer papel vermelho? Quer papel azul?". O garoto, lembrando-se do que ocorreu ao colega por ter pedido o papel vermelho, pede o azul sem hesitar. Neste exato momento todo o sangue de seu corpo é drenado por uma força sobrenatural, e o garoto morre, sendo encontrado depois com o corpo todo azulado pela falta de circulação.




A origem

Diz-se que essa lenda nasceu pelo medo de alguns estudantes que se martirizavam por não saberem decidir coisas importantes da vida, responder questões em provas ou serem indecisos demais. Como se, no subconsciente de alguns, o medo de ter uma escolha que mudaria suas vidas ou a possibilidade de responder uma questão incorretamente tivesse gerado essa história imaginária, que mais tarde se tornaria a lenda.
Há também uma teoria de que ela tenha sido gerada à partir de outra lenda, muito popular em 1926, chamada de "Manta vermelha", onde é contado que um mostro trajado numa manta vermelha sequestra crianças (Não se meta com as criancinhas!)

Suas variações

É também conhecida em alguns estados como: "Papel Vermelho, Papel Branco", "Manta Vermelha, Manta Azul", "Mão Vermelha, Mão Azul", "Língua Vermelha, Língua Azul", mas o final quase não varia, sendo morte certa.
O resultado da escolha entre os papéis, entretanto, varia um bocado.

No caso da escolha pelo papel vermelho diz-se também que:
- Uma chuva de sangue cai do teto.
- Uma foice corta o corpo da pessoa e esta fica embebida em seu próprio sangue.
- O papel cai em pedaços do teto, como uma chuva.
- O corpo todo fica avermelhado.

Já no caso do papel azul/branco:
- A pessoa é enforcada até perder o ar e ficar azul (arroxeada).
- O corpo todo fica azulado.
- Um papel bem pequeno azul é entregue, mas por ser pouco, a pessoa se vê obrigada a pedir o amarelo, e depois o vermelho, e finalmente ela desaparece.

Há também quem diga que um braço da cor do papel escolhido sai de dentro da privada e arrasta a pessoa com ela, ou que mesmo que a pessoa escolha o azul, a voz diz apenas "Não tem papel azul" e obriga a pessoa a escolher o vermelho.

É claro que houve quem achasse que ouvir "apenas" uma voz seria pouco assustador, e logo a versão de que um homem magro e extremamente pálido surgia para perguntar qual a pessoa queria se espalhou por aí.

Métodos para escapar

"Escapar" é relativo. Quem tenta fugir é impedido pela porta que não abre de jeito algum e, mesmo levando um rolo de papel higiênico consigo, o rolo some no momento em que a voz questiona a pessoa.
Em uma escola de Osaka diz-se que para escapar a pessoa deve responder "papel roxo", e em outras regiões que basta a pessoa responder uma cor diferente da apontada, como amarelo, ou verde, mas em Yamagata essa possibilidade é descartada, pois conta-se que responder outras cores leva a pessoa para o mundo dos mortos.

Em Tokyo a lenda conta que não é em qualquer banheiro que isso ocorre. A cabina assombrada seria a quarta mais próxima da porta e estaria no banheiro ao lado do ginásio de esportes da escola, velho e raramente usado e, portanto, este deveria ser evitado.

Não achou essa lenda tão bizarra assim? Pois adivinhe, tem a versão safadênha também, onde quem pede o papel vermelho tem as nádegas lambidas e quem pede o branco ganha uma bela bulinada na mesma região (Isso aí, você leu certo. Espírito taradênho, tsc.)
Essa lenda aparece no mangá "Hanako to Guuwa no Teraa" e também no segundo episódio do hoje extinto anime "Histórias de Fantasmas" (Gakkou no Kaidan), um anime que simplesmente amo, dá o maior medo (em meros mortais, não é o meu caso), ainda falarei sobre ele...


Fonte: Medo B


Valeu aê, galerinha mortal que nunca mais vai assistir filme 3D (só pros fortes). Bons... pesadelos...

A noite me espera. Fui!
LUJ quer dizer Lendas Urbanas Japonesas, ok? Olha só, fez a Yuki chorar SANGUE! Feliz? ¬¬

6 comentários:

  1. Ótimo post, (in)felizmente eu não sinto medo nem nada, eu acho mais graça nisso tudo. Lado Negro da Força tem tanta coisa que vemos em vlogs do Japão, né? Embora claro, sempre tenha lendas urbanas pra todo o lugar porque sabemos que no Japão cada lugar tem alguma coisa que falem ser do mal.

    A única coisa que podem melhorar nessa postagem é sem os xingamentos, né? Dá desgosto de ler assim.

    ResponderExcluir
  2. Se dá medo ou não, depende de cada um, aliás eu não criei a lenda.
    Quanto a ver muito disso em vlogs sobre Japão... Primeiro: Claro! As lendas urbanas JAPONESAS estão inclusas em "sobre o JAPÃO" / Segundo: Se não aparecessem tanto, não seriam ditas como 'famosas'.
    "Idiota" e "otário" nem são xingamentos. E, também, a Ootaka é uma vampira, um ser macabro, um ser da noite, um ser do MAL. Não há um vilão ou qualquer ser do mal que não queria ofender seres que considerem inferiores. Não sou do MAL, então não sei bem como fazer a personagem Ootaka, se tiver alguma dica seria bem-vinda. Além de que se Ootaka fosse real, você não poderia simplesmente dizer 'para de ser do seu jeito que eu não gosto'. Mas, bem, se não agrada, tentarei um vocabulário menos baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSUAHSUAHSUAHS Mano, eu quiz dizer minha opinião de não ter medo dessa lenda (por isso o "(in)felizmente" não sinto medo..."); e eu só quis comentar que eu estava vendo vlogs interessantes do pessoal que mora no Japão e eles comentaram sobre isso; eu mesma quando morava lá nem tinha muita ideia sobre lendas urbanas, e queria comentar que não é toooodo lugar que isso se espalha, nem é todos que sabem sobre a existência delas no local.

      E SIM, "idiotas" e "otário" são xingamentos. Elogio, crítica, ou qualquer outra coisa não é; prova? Tente experimentar chamar amigavelmente sua professora de história de Idiota ou Otária U.U //eu não estou acostumada a ler posts com isso, por isso também comentei. E não, eu não preciso voltar aos confins de quem criou o post para entender a personalidade de cada um que publica as coisas, eu tenho fama de maligna e coração frio aqui; se você é, eu não pude ver isso no post porque ele estava de certa forma engraçado e interessante, e no finalzinho tinha essas duas palavras, só achei estranho.
      O blog ainda tá começando e eu posso comentar livremente sem xingar ninguém, se voce mesmo pede isso nos comentários (para não xingar nem insultar), porque diabos você faz as mesmas coisas nos seus posts?
      Meu comentario teve o quê, três linhas? E você me dá pedradas?
      Eu vivo escrevendo palavrões e falando também em posts, mas ficou um pouco pesado aqui e era a minha intenção comentar.
      Se não sabe fazer um personagem direito, para que o cria? Eu também tenho um "personagem" que não é "Ingrid" mas sim a "Miyaneo" eu sou eu independente disso; mas difere quando eu me apresento com nomes diferentes. Eu acho que são pessoas diferentes aqui no blog, mas também é um único blog.
      Leia o post da Otaka Depressiva e compare-o com este. Aposto que verá uma enorme diferença e para quem acompanha o blog isso é muito estranho.

      Se não gosta e vai ficar apedrejando todos os comentários referindo até quando for algo banal meu que eu queria comentar nem vou mais também.

      Excluir
    2. Pode ter parecido que fui grosseira e chata, mas isso depende da maneira que cada um lê, é mais provável que isso seja de mim mesmo, ou eu não estava num bom momento, (ou é influência do sensei, deixa quieto xP) quem sabe... Não foi minha intenção, mas você agora realmente falou algo bem desagradável, o que pra mim foi uma grande surpresa, fiquei realmente triste por ver uma pessoa que eu considerava tão legal chegar e fazer isso.
      "Idiota" e "otário" não considero xingamentos, mas considero sim insultos, e se insultar a professora ela não vai gostar... Pode apostar, eu só falei "hehe" na aula e a professora de história me mandou pra diretoria (por que professoras de história são tão malignas?) xD

      Pra quem leu o perfil dela, o que digo sobre ela, sabe que ela parece mais uma grande tsundere. Uma coração mole por crianças que se faz de maligna, ou talvez realmente tenha seu lado maligno. Talvez ela tenha percebido no final do post (que aliás, eu já havia mudado, se não percebeu) que estava sendo boazinha demais e ao querer manter as aparências acabou sendo um tanto grosseira demais. Quem sabe o que ela pensa? Use a imaginação, até o próprio autor pode não conhecer tão bem seu personagem. Afinal, eu também sou uma personagem aqui, e também sou o outro lado dela, entende? Tipo, o contrário, somos diferentes, talvez não totalmente, mas sim diferentes demais. Ootaka é Ootaka, Otaka é Otaka.

      Quando tive a ideia da Ootaka, eu achei que conseguiria fazer a personagem, mas na verdade sou mais ridícula que maligna, eu sei. Mas, já está feito e, nada sai tão perfeito de primeira. Sendo assim, com o tempo vou melhorando, mas não é com ofensas que isso vai funcionar. Estou sempre mudando ou incrementando a história da Ootaka e tal, talvez um dia isso fique mais claro.

      E, eu estou escrevendo 3 mangás, 1 está mais definido e é yaoi, eu ia te mostrar, mas você não vai mais comentar *olhinhos de cachorrinho*

      Enfim, beijos, obrigada pelo comentário! (É, com beijos no final, a pessoa entende que você não quis ser grosseiro, eu acho)

      Excluir
    3. Pra mim ficou tipo *Miyaneo levou pedrada LOL* quando eu li a resposta do coment;

      E eu não fazia a míiiiinima ideia de que não era um personagem seu, porque tem o 5ºKira e tal, eu pensei que era afiliado do blog tbm, me desculpe por isso. Mas eu ainda falo que pareceu que levou pedrada lendo -q

      E eu disso no começo do outro comentario que gostei do post! Leia e pode ver lá ...
      Não sei se tsunderes são sadistas, mas eu sou, e MUITO. Quando me respondem assim nos comentários eu gosto de responder e ainda triplicar (e sou sincera, como vê) a resposta...
      E eu vi sim, que mudou no finalzinho do post; por isso que eu falei que ficou meio aloka os insultos lá.

      E não faça olhinhos de cachorrinho só por um comentários U.U E principalmente do meu. Se eu quiser comentar ainda vou, e muito se o blog continuar.
      E queria esclarecer uma coisa que eu não citei e nem falei no outro comentário: Eu não tive a mínima intenção (só que meu sangue de sadista ferveu então eu respondi sério e perspicaz no outr) de falar mal nem nada no meu primeiro comentário, SÓ QUE eu esqueci de colocar os minhas conhecidas risadas ou "-qqq" nele...
      Olha só>

      "Ótimo post, (in)felizmente eu não sinto medo nem nada HSHAUSHAUSHAUSHUASHAU
      eu acho mais graça nisso tudo -LOL- . Lado Negro da Força tem tanta coisa que vemos em vlogs do Japão, né? Embora claro, sempre tenha lendas urbanas pra todo o lugar porque sabemos que no Japão cada lugar tem alguma coisa que falem ser do mal. -qq

      A única coisa que podem melhorar nessa postagem é sem os xingamentos, né? Dá desgosto de ler assim."

      Viu? Com isso ficou muito mais alegre meu coment, espero que não tenha se estressado nem nada.

      Excluir
    4. Ah, agora tá tudo certo, que bom que resolvemos. Viram, crianças, é tudo na base do diálogo u_u

      É, risadinhas, beijinhos e coisas legais mostram que o comentário é de boa intenção ~LOL

      Então, minha história ta ficando incrível, logo que fui escrevendo pensei em te mostrar e espero que você me ajude a terminá-la xD

      Kissu, obrigada pelo comentário.

      Excluir

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído