Otaka Depressiva - Pop Ásia: Otafâki {#7} - Mistério Animax: Desvendado (?)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Otafâki {#7} - Mistério Animax: Desvendado (?)

Yo! Ontem eu gastei mais de R$100 em mangás e ainda conheci uma otaku, foi bem legal. Bem, ninguém quer saber disso, certo?


Estava eu planejando camisetas (a partir deste mês começarei a estampar camisas pra vender, ganhar minha graninha e experiência pro meu grande sonho!), daí eu fui olhar no meu PC e vi uns renders que dariam camisas bem legais. Fui baixar uns renders, daí achei um render de um animê que eu não conhecia. Fui pesquisar o nome do animê no Google-sama e achei uma página dele no Wikipédia. Dali eu li que ele passou no Animax. Como não tenho boa memória e esqueci que Animax não passou só no Brasil, cliquei, curiosa.

Percebendo que não era o que eu pensava, fui ler a parte de Animax na América Latina (justamente pra ver se falava algo da Animax BR). Lá encontrei a resposta de minha dúvida: Por que não tem mais Animax BR?
E foi isso que eu encontrei lá no Wikipédia-senpai (o em inglês):

Desde o final de 2010, Animax América Latina gradualmente mudou seu foco do anime para uma programação mais live-action, ao contrário de programação da rede e da história em outras regiões, o que levou a vários fãs que arejam o seu descontentamento sobre fóruns de discussão latino-americanos, que foram posteriormente encerrado em janeiro de 2011.

O canal foi renomeado Sony Spin em 01 de maio de 2011, com animes retidos no horário de madrugada. Em março de 2012, todos os animes do ar não mais no canal.

MAS...! É claro que todo bom blogueiro tem que pesquisar a fundo a informação para ver se é verdade para não trazer um boato decepcionante para os leitores, lá fui eu (mas, admito, chocada com o que li fui acordada por minha amiga Sarah que sabe mais dessa história). Claro que na hora eu fiquei chocada e muito brava e estava pronta pra dar minha opinião cuspindo fogo e tudo...

Daí vi que a culpa foi mais da Animax (TV Magazine. Arquivo de 18/03/2011):
Desde novembro do ano passado o Animax vem passando por uma nova fase, exibindo programação ocidental e menos animes. Desde maio deste ano o canal decidiu voltar-se a um público jovem, da faixa dos 14 até 29 anos, exibindo diversas séries (a maioria cancelada) reality shows e programas já exibidos pelo canal Sony. Mas o canal perdeu 15% do público. Há até quem diga que o canal trocou as bolas como fez o Boomerang da Turner. Mas isso parece não incomodar a Sony, que não comenta a respeito de voltar a programação japonesa antiga.

Ou seja, Animax já era quase uma Sony Spin antes mesmo de mudar oficialmente.

E achei isso em outro site, que explica mais que bem sobre isso (D BLOG):

O Animax é um canal criado em 1998 no Japão exclusivamente para a veiculação de animes. Se era animação japonesa, então haveria chance de ser exibido no canal.
O canal só veio ao brasil no ano de 2005 e rapaz, esse foi um ótimo período para chegar no país. Nessa época, os fãs brasileiros de anime estavam realmente passando por uma seca dos diabos. Com a agonização do bloco toonami do cartoon network e a falta de animes decentes em TV aberta, só restava aos otakus brasileiros duas opções: baixar animes legendados ou comprar dvds alternativos. No mesmo período, no Japão estavam bombando animes de sucesso como: Bleach, Naruto, One Piece e Death Note. Os fãs brasileiros só podiam ficar chupando o dedo.
Então, no mês de maio de 2005, Animax estréia em terras brasilis. Substituindo o antigo locomotion (que ironicamente no passado veiculou animes de sucesso como Cowboy Bebop e Evangelion), o animax estreou com uma progamação de peso:  Fullmetal AlchemistGetbackersSoul Hunter, Prince of Tennis, Hunter vs. Hunter, Vandread,Hellsing e Shin Chan foram alguns dos animes que faziam parte da programação inicial do canal, e detalhe, todos eles eram dublados em português. Foi a boia salva vidas que os otakus brasileiros estavam esperando.
No começo, essa boia só chegou a uma parcela restrita de otakus. Já que o animax era do grupo HBO, só as operadoras que possuíam canais da HBO receberam o Animax. Nesse ano de 2005 somente quem disponibilizava o canal eram: TVA, DIRECTV, WAY TV, TV CIDADE, TCM MOSSORÓ.
Apesar de um começo decente, o canal tinha problemas. Muitos dubladores dublavam diversos animes, o que passou a soar meio repetitivo. Fábio Lucindo que o diga. Por ser um ótimo dublador, ele acabou aparecendo como uma dúzia de protagonistas no Animax. Outro problema, este mais de fato um “problema”, era a  falta de animes de renome, por exemplo, em 2006 o cartoon network adquiriu os direitos de Naruto, o que foi um golpe forte no Animax, afinal de contas, Naruto era somente um dos animes mais esperados.  Bem, o canal não tinha um alcance tão forte que nem o cartoon, então os fãs não ligaram muito e nem reclamaram!!!… Mentira… o cartoon fez com Naruto o mesmo que fez com One Piece, ou seja, comprou uma versão editada nos Estados Unidos, e chamar esses edits americanos de porcos é pouco. Os fãs lamentaram sim que Naruto não veio sem cortes pro Animax. Sim, o Animax também presava por apresentar animes na versão mais fiel possível.
Com pontos ruins, e pontos bons, o canal acabou prosperando e em 2008 conheceu o seu auge. No ano de 2008 a HBO começou a ser exibida na net. O que isso quer dizer? O canal começou a chegar a mais telespectadores e começou a crescer. Nessa época animes novos começaram a chegar e a maior aquisição desse período foi o mega popular BLEACH. Simmmm, finalmente um dos meus animes favoritos chegava ao Brasil, dos 3 medalhões japoneses, só um não era exibido no Brasil, o One Piece. Bleach por si só já foi espetacular como estréia, porém outro anime f*dido estreou também: EVANGELION!!!!!!!! Tudo apontava para um futuro brilhante pro Animax. Eu mesmo já sonhava com, Cowboy Bebop, Death Note, Beck, One Piece, GTO e mais uma dúzia de outros animes de qualidade, inclusive esperando que o canal adquirisse animes antigos como YuYu Hakusho. A estréia de Death Note só veio trazer mais esperanças (além de me fazer jorrar sangue pelo nariz), e nem vou te falar o que eu senti quando o fodástico Samurai X reapareceu na TV depois de longos anos (que dirá meu irmão, né :3 ).
Mas nem tudo foi maravilha nessa época, pois apesar de ser o auge, o fim começava a se desenhar também. Ao passo que os animes novos chegavam, uma leve ocidentalização do canal começou, uma ocidentalização que no futuro tomaria o canal como um câncer. Em 2008 de ocidental passava filmes enlatados americanos, clipes americanos (inclusive do infame rapper nerd MC FRONTALOT), e programas de auditório gringos como Distraction. Era o começo do fim…
Aos poucos, o auge passou e a descaracterização radical do canal começou à todo vapor. Primeiro, o canal deixou de ser direcionado a otakus e passou a focar nerds em geral. E isso tem diferença? Sim, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Nerd não é necessariamente otaku e enfiar na nossa goela aquele tosco do mc frontalot (o “MCNERD”) a cada maldito intervalo mostrou muito bem qual era a intenção dos chefões que controlavam o canal. Segundo, otaku que é otaku, nem a pau misturaria cultura japonesa, com programas americanso, NO FUCKING WAY. Anime é sagrado para um otaku e ao misturar tudo, o canal já dava sinais que ia mudar… e pra pior.
Depois de pesquisar, descobri que essa ocidentalização, foi algo exigido pela Sony e não só pro ANIMAX do Brasil, mas pra diversos ANIMAX ao redor do mundo. O Animax Portugal por exemplo, que era até mesmo visto com inveja por nós brasileiros, teve sua quantidade de animes reduzidas e foi obrigada a exibir Live-Actions gringos.
A ocidentalização do Animax Brasil atingiu seu auge no ano passado, quando a sony anunciou que os animes só seriam exibidos de madrugada. Pra mim esse foi o fim, o que viria dali em diante seria só humilhação, meses no qual eu nem mesmo parava pra ver o que passava no canal, pulava direto pro SYFY. Após meses dessa agonia bisonha , exibindo essa programação LIXO americana, o animax finalmente vai ser posto pra dormir pela maldita Sony. E mais uma vez, a maldição do fã brasileiro de anime parece que se concretiza. Só que desta vez não estamos sós. A Sony oficializou o fim do canal Animax não só no Brasil mas também em Portugal, Espanha e África do Sul. É uma grande perda para os fãs ocidentais de anime.
No brasil o Animax virou o SONY SPIN (nem é um canal Sony de segunda linha, nãooooo), em outros países, outros canais foram criados para substituir o Animax (em Portugal, por exemplo, o canal novo chama-se AxN Black, bem mais macho que Sony Spin).
Lamentar é o que resta. E refletir. Será o declínio do anime no ocidente? Ou somente a velha incompreensão dos executivos ocidentais para com essa forma de mídia. Porém isso é assunto de outro tópico. Agora é correr atrás de formas alternativas de ver nossos animes favoritos e depois essa galera de terno reclama da pirataria.
Pois é, foi isso, e eu gostei bastante dessa explicação.
Eu era pequena na época, nem via muito Animax. Eu era mais de ficar brincando no quintal, de bonecos e tal... Pra ver como foi marcante! Eram momentos maravilhosos aqueles em que eu sentava na frente da TV para ver animê com meu irmão (eu tinha DIRECTV). Poucos momentos em que não brigávamos, mas sim dividíamos uma paixão...
Deixo aqui, então, minhas meras palavras de que foi uma tristeza (não só para os brasileiros, como lido mais acima). Animax praticamente marcou uma geração, mas infelizmente é real que tudo que é bom dura pouco, então nos resta assistir Cartoon, SBT, comprar DVD... Sendo que isso é limitado e os DVDs são caros e difíceis de achar. Ver online e baixar também não tem garantia infinita pois a ACTA foi aprovada no Japão e tememos pelo pior: ficar sem nossos amados animes.
O que realmente tem garantia é aprender Japonês e ir morar lá, né. Ou seja, mais uma vez dificultaram tudo para nós fãs...
Ah, e lembrem-se que as coisas em azul são meus comentários!

Um comentário:

  1. queria ter esse canal a progamaçao e perfeita pena que nao tinha claro nesse tempo

    ResponderExcluir

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído