Otaka Depressiva - Pop Ásia: Algo Nipônico... {#2} - Animê provoca suicídios?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Algo Nipônico... {#2} - Animê provoca suicídios?

Uma onda de suicídios entre adolescentes está atingindo a Rússia: apenas em duas semanas ocorreram 17 casos. Todos os jovens eram de boas famílias, tinham boas notas na escola. Com isso, muitos deles eram fãs apaixonados do animê japonês. Será que o animê poderia ter provocado tendências suicidas? O que pode levar a geração de Ipad e Twitter a dar o passo fatal? A especialista em Psicologia Infantil e Juvenil Olga Makhovskaya, fala de como a animação japonesa pode influenciar o sistema nervoso da criança:







"O animê em si não causa suicídio. Entretanto, esta é uma arte visual pela qual muitos adolescentes se apaixonam porque exacerba seus sentidos. O heroísmo da morte, caraterístico da cultura japonesa, serve muitas vezes como um critério de amizade verdadeira, de fidelidade. É típico das meninas saltar de prédios altos de mãos dadas. É no anime que se usam temas de aventuras heroicas de meninas, de uma amizade inseparável entre elas. Nossas crianças se interessam-se pela animação japonesa desde os seis anos. Este é toda uma subcultura em que toda uma série de gêneros e estilos atribui algo de estético à morte. Por isso, não podemos excluir uma influência indireta.

Além disso, o animê faz desaparecer as fronteiras entre a realidade e a cultura virtual. Às vezes a cultura virtual, devido às suas soluções gráficas, parece mais viva e rica do que a própria vida real. O fenômeno de suicídios entre adolescentes tem uma outra caraterística – os adolescentes não percebem que a morte é o fim, que nada acontecerá depois, eles não compreendem a irreversibilidade da morte. Em suas mentes, a morte é realmente uma transição para um outro mundo".

Na verdade, no animê aparecem frequentemente personagens que perseguem a morte, mas a morte chega para aqueles que não queriam morrer. Já existem personagens que encaram a vida e morte filosoficamente, considerando que a vida é só um jogo.

Notamos que os suicídios entre adolescentes ocorrem frequentemente depois de férias prolongadas, quando os conflitos na escola se agravam, bem como os conflitos entre os adolescentes e seus pais, o que em muitos casos é uma causa de suicídio. Às vezes, a decisão de suicídio é impulsiva e tomada sob o domínio de uma emoção violenta. Mas este não é tanto uma tentativa de pôr fim à vida, como uma tentativa de atrair atenção para si e para seus problemas. Muitas vezes, um suicídio é um evento planejado, cujo objetivo principal é tirar sua própria vida custe o que custar. A vida do adolescente torna-se tão intolerável que ele busca quaisquer meios de escapar deste mundo, visitando sites que desenvolvem o tema da morte, onde ele encontra pessoas para dar seu “último passo”.

Anualmente na Rússia ocorrem 4000 tentativas de suicídios entre adolescentes, 1500 dos quais terminam em morte. No entanto, suicídios entre adolescentes são típicos não apenas na Rússia. O Japão continua permanecendo entre os dez países com maior taxa de suicídios. Em 2007 o governo japonês divulgou “O livro branco para lutar contra suicídios”, onde descreveu 46 meios de combater o fenômeno.

Vários anos atrás, um representante do parlamento japonês, responsável por prevenção de suicídios entre adolescentes, e o presidente da Federação Internacional de Cheerleading visitaram São Petersburgo. Sabemos que os jovens se sentem mais seguros quando pertencem a um grupo. Depois de numerosos estudos sobre suicídios entre adolescentes, cientistas e psicólogos japoneses decidiram usar esta caraterística na formação dos adolescentes. Ocheerleading(animação de torcida) une os jovens como nenhuma outra coisa, formando neles liderança, otimismo, sucesso, e permitindo sentir o apoio dos amigos. É por isso que no Japão mais de 3 milhões de jovens são envolvidos em cheerleading,que é uma disciplina obrigatória no currículo da escola secundária japonesa. Após a visita da delegação japonesa a São Petersburgo, a cidade teve um desenvolvimento rápido do cheerleading

Muitos pais destacaram que depois ter começado esta prática, suas crianças tornaram-se menos rudes e fechadas, começaram a fazer mais progressos na escola, deixaram os maus hábitos e, em geral, tornaram-se mais alegres e amistosas.



Palavrinhas da Otaka...
A resposta é: Animê não provoca suicídios, idiotas que não sabem diferir ficção de realidade é que provocam!


Fazer uma coisa tão boa, legal, maravilhosa e etc como o animê ser motivo de morte é um crime, pelo amor de Deus, sociedade ¬¬

Este post é útil pra você otário, que pensa que pode resolver tudo se matando, e pra aquela garota de Durarara!! ...

Caia na rela: A VIDA NÃO É UM ANIME! Ninguém vai achar bonitinho se você se matar por uma razão, aparentemente, nobre(na sua mente, né, sei lá, não entendo essas cabeças...), você só ferirá pessoas... Pense em sua família e todas as outras pessoas que te amam que sofreram muito. Pode até dizer que ninguém te ama, mas na verdade você só não percebe o quanto é amado...

Se cortar, se matar... tudo isso é coisa de idiota! Enfrente seus problemas, se esforce, supere! Tem gente em situação muito pior que tá por aí se esforçando, superando, sorrindo, buscando a própria felicidade... Não vá pela maneira 'mais fácil'.

Só há dois caminhos: o fácil e o certo - Otaka Depressiva

Sei que usei muito 'idiota', mas tento não xingar '-' Se precisar, é só entrar em contato :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído