Otaka Depressiva - Pop Ásia: Algo Nipônico... {#3} - Cultura do Japão pode explicar redução de crimes com brasileiros

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Algo Nipônico... {#3} - Cultura do Japão pode explicar redução de crimes com brasileiros


Compreensão e adaptação à cultura do Japão podem explicar a redução de crimes envolvendo brasileiros no país, segundo relatos de denunciados e de quem lida com a comunidade brasileira.


Lembrei do início da música 'Viva Rock' do Orange Range xD

Detidos por policiais japoneses há cerca de um ano, o estudante brasileiro André Ryuji Abe Lage, de 14 anos, e um grupo de amigos foram acusados de vandalismo. O grupo foi flagrado pichando muros e quebrando vidros da janela de um prédio na cidade de Ikeda, província de Gifu, região central do Japão.

Como ainda tinha 13 anos na época, ele não foi a julgamento, mas recebeu como punição seis meses de visitas periódicas com a família a uma clínica psicológica. "Entendi que o que estava fazendo era algo errado e que poderia cometer crimes mais graves no futuro", disse Lage.

O estudante faz parte dos dados da Agência Nacional de Polícia do Japão que mostram que caiu o número de jovens envolvidos com crimes no país. No primeiro semestre de 2011, 54 jovens brasileiros com idade de 14 a 19 anos foram julgados. Dos crimes citados apenas um foi considerado hediondo, 34 foram furtos e o restante se refere ao envolvimento com drogas.

O sociólogo e professor da Universidade Musashi Angelo Ishi, disse, no entanto, que não se pode limitar a causa da queda no número de delitos cometidos por jovens brasileiros à redução da quantidade de imigrantes do Brasil no Japão. "Um número maior de pais se conscientizou sobre a necessidade de se comunicar mais com os filhos, e também de monitorá-los", disse. "Outra explicação é que os jovens perceberam que a polícia japonesa é extremamente eficiente para prender quem comete um crime."

A presidenta da Associação das Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ), Maria Shizuko Yoshida, disse ainda que o tempo médio de permanência do brasileiro no país aumentou em relação ao passado, o que facilitou a adaptação à sociedade japonesa. "Sentir-se mais inserido significa entender melhor as regras, os costumes e a cultura e dominar melhor o idioma falado no país", explicou.

No fim de 2001, o Parlamento do Japão aprovou um projeto de lei que reduziu de 16 para 14 anos a idade mínima a partir da qual um jovem pode ser considerado criminalmente responsável. A revisão da lei, originalmente promulgada em 1949, representou grande mudança em relação ao objetivo inicial de reabilitar os infratores juvenis, mais do que puni-los.

A modificação foi feita após uma série de crimes brutais que marcaram a sociedade japonesa, todos cometidos por adolescentes. Naquele ano, um estudante de 17 anos matou a mãe a golpes de raquete. Um mês antes, outro jovem de 17 anos, doente mental, sequestrou um ônibus e matou uma passageira idosa a facadas.

O crime mais marcante aconteceu em 1997, quando um garoto de 14 anos matou um colega de 11. Depois, ele o decapitou e pendurou a cabeça no portão da escola onde estudavam. Na comunidade brasileira, um dos crimes mais marcantes foi o que envolveu o jovem Herculano Lukocevicius, de 14 anos, espancado até a morte por um grupo de jovens japoneses em outubro de 1997.



Palavrinhas da Otaka...
E com esse texto aprendemos muitas coisas, como pro exemplo, que até a polícia japonesa é foda u_u

Me atrevo a dizer mais: Se essa polícia não os pune, eu puno. Qual é, eles tão no JAPÃO! Muitos de nós aqui sonhando em ir pra lá, aí eles vão e ficam fazendo merda? Francamente ¬¬
Se esses brasileiros que tão no Japão fossem otakus, não estariam fazendo burrada, falo mesmo ù_ú

Um comentário:

  1. como assim, vc pune? O kira aqui sou eu.
    #Zooa!
    nem fiquei sabendo disso.
    Um dos seus melhores posts ate agora.

    ResponderExcluir

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído