Otaka Depressiva - Pop Ásia: Lado Negro da Força {#1} - Lendas Urbanas Japonesas: Kuchisake Onna - a mulher da boca cortada

segunda-feira, 12 de março de 2012

Lado Negro da Força {#1} - Lendas Urbanas Japonesas: Kuchisake Onna - a mulher da boca cortada

O banner ficou meio estranho, né? Acho que o toque de humor tira um pouco da tensão xD

'Ootaka', Otaka-chan nos domingos a noite
Olá... Como vão? Tenho um segredo a revelar... Todos os domingos a noite, eu, Otaka, me transformo num ser maligno, frio, calculista, 'Ootaka'... Ootaka é totalmente o contrário da gentil, bondosa, amigável, medrosa... Otaka. E, a partir de hoje, postarei lendas, mistérios, teorias da conspiração e esse tipo de coisa assustadoras e meio estranhas, mostrando o 'lado negro' do Japão, animes e mangás aos domingos a noite, quando me transformo... Uma diferenciada num blog com um aspecto tão kawaii, ne
Aposto que será uma das colunas mais esperadas do blog (se não a mais)

Bem, então, para começar bem e (pelo menos) dar um medinho, começarei postando uma lenda urbana... Japonesa, é claro u_u
Todos os lugares do mundo (todos, não tem como escapar do terror HAHA) o que não faltam são lendas urbanas dos mais diversos tipos. E é claro que no Japão não seria diferente...
Claro que a maioria varia de província pra província (tente contar a mesma história duas vezes com os mesmos detalhes. Não conseguiu, né? A mesma coisa acontece quando se repassa de um pro outro), mas no geral, o enredo principal é o mesmo.

Se você se interessa pelo assunto, continue lendo. Vamos começar com a talvez mais famosa lenda japonesa: Kuchisake Onna, ou, traduzido livremente para o português, "Mulher da boca rasgada" ou "Mulher Rasga-Bocas" (já deu pra sentir que a lenda vai ser uma lindeza, né? ^-^)


Onde Começou
A lenda da Kuchisake Onna nasceu entre os anos de 1978 e 1979 e se propagou rapidamente pelo Japão. Tamanha fora sua repercussão que em alguns estados ocorreram incidentes relacionados a ela (tenso o-o)
Em 2004 a lenda alcançou até mesmo a Coréia. E agora estou trazendo pra vocês do Brasil ;) -q


Há quem diga que o estado que originou a lenda foi Gifu, outros acham que foi Aichi, mas existe uma terceira tese de que tudo tenha começado em Shiga, na cidade de Shigaraki.
Ah, e vocês sabem que em todo inicio de lenda, mito ou boato, tem um fundo de verdade, né? É por isso que acho essas coisas tão tensas....




A lenda
Belos olhos
Segundo contam, uma mulher trajada em vetes vermelhas como sangue e usando uma máscara (semelhante àquelas usadas na época da Gipe Suína) aparece na rua mais ou menos no horário em que crianças estão voltando da escola e, simplesmente as aborda, perguntando "Watashi Kirei? (Eu sou bonita?)". Se a criança responde "sim" ela tira a máscara, revelando sua boca deformada, rasgada de orelha a orelha (nesse momento você diz: ai!), e diz "Kore demo? (Mesmo assim?)". Se a criança responde "não", ela mata a criança esfaqueando-a ou, dependendo da região, conta-se que ela usa uma foice para rasgar a boca de sua vítima.
Na Coréia, a lenda diz que 3 moças aparecem nas portas das casas durante noites de tempestades de neve (estamos salvos \o/ ) e simplesmente perguntam "Qual das três é mais bonita?". Se a pessoa escolhe uma, é morta pelas outras duas. Todas as três tem bocas rasgadas.


P.S.: Para aqueles que estão tipo "Como ninguém percebe algo anormal numa mulher com máscara andando pela rua?". Bem, quem assiste animes, já deve ter percebido que é comum no Japão usarem aquelas máscaras quando estão doentes, para que não passem os germes, então não é visto como algo estranho.




Como a lenda nasceu
Há várias suposições de como essa lenda possa ter nascido, afinal, é sempre assim com todas as lendas...


Uns dizem até que originou-se em verdade na Coréia e passou a ser contada tempos depois no Japão através de imigrantes.
Mas entre os que defendem que a lenda tenha nascido no Japão, alguns dizem que a Kuchisake Onna nasceu através de outras lendas, que foram se modificando até adotar a características atuais (coisa normal a se acontecer com qualquer coisa repassada).
Outros dizem que ela foi uma fugitiva de um hospício em Gifu, na década de 70. Segundo essa teoria, uma internado hospício da cidade de Ogaki escapava de noite e saía pelas ruas com metade inferior do rosto totalmente pintada de batom, assustando algumas pessoas com quem esbarrava.



Entretanto, nos anos 90 a hipótese de que a moça fosse interna de hospícios foi praticamente desmentida, e a nova teoria seria a de que a origem da lenda tivesse algo haver com erros médicos em clínicas cirúrgicas.
Dezenas de suposições à parte, um ponto todas possuem em comum: a de que o estado em que a lenda se originou seja Gifu.
Porém, em livros relacionados ao folclore japonês, uma terceira teoria é levantada. Nela, contam que uma moça de Shigaraki (Shiga) chamada Otsuya foi a "modelo" doque mais tarde viria a ser a Kuchi-sake onna. Ela foi vista certa noite com uma cenoura em formato de lua minguante na boca (o que de longe teria parecido uma boca anormalmente grande, ou nesse caso, rasgada) e um boneco de cera em mãos praticando um ritual e, à partir daí, pessoas passaram a contar o que alguns anos mais tarde seria a lenda como é contada hoje.


Outra versão, é a de que a história se passa no período japonês Heidan (Heidan Jidai - 794~1185). Nesse período existiu uma mulher que era esposa (ou amante, não se sabe ao certo) de um samurai. Essa mulher era muito bonita e cobiçada por outros. Por ela ter essa beleza única, seu marido tinha ciúmes e temia que ela o traísse com outro homem. E de fato ela o traiu. O samurai muito nervoso com o que tinha acontecido, ataca sua mulher cortando sua boca de ponta a ponta gritando "E agora, quem vai te achar bonita?!" (cruel ç.ç)




A aparência
Imagem estilo anime para não traumatizá-los tanto,
probre réles mortal u_u
Algumas características variam conforme a província (é normal isso acontecer, como eu disse)
Em Edogawa, na província de Tokyo, contam que ela possui um guarda-chuva vermelho e que consegue voar com ele (ui, Mary Poppins). Já em Oushi, também em Tokyo, dizem que ela usa um casaco branco, assim como as botas que calça. Em Yaoushi ou Kokubunji suas vestes são relatadas como kimono e ela usa óculos. Em Tamagawa descrevem sua aparência como desleixada e suja.
Dizem também que:
- Possui 130 dentes e consegue matar crianças com suas mordidas facilmente.
- Os olhos são como os de uma raposa e a voz como a de um gato
- Já houve quem dissesse que sua altura passava dos 2m
- Veste-se toda de vermelho, inclusive os sapatos de salto
- Veste-se de branco, pra que o sangue respingado de suas vítimas impregne suas roupas, como uma amostra de seu terror
- Usa um machado como arma
E etc, etc...



Métodos para escapar da Kuchisake onna
Na verdade, é só por questão de curiosidade, não tenho intensão de ajudá-los, certo? u_u
Existem várias maneiras. Segue abaixo as mais contadas:


~Por objetos~
- A Kuchisake onna adora Bekkouame (uma bala feita basicamente de açúcar queimado, semelhante ao caramelo quando endurece). Se a vítima atirar-lhe esta bala, ela esquece de atacar e dedica-se apenas a saboreá-la, oque dá a brecha para que possa fugir...
- Mostrar Tofu a faz fugir
- Mostrar ou atirar pomada nela a repele.


~Por palavras~
- Quando ela lhe perguntar "Eu sou bonita?" diga "mais ou menos". Enquanto ela avalia o quão bonita significa essa resposta a pessoa pode fugir.
- Dizer 'ninniku, ninniku' (alho, alho)
- Gritar três vezes 'pomada!'
- Escrever 'inu' (cachorro) na palma da mão e mostrar a ela a repele. Ou então, dizer duas vezes 'o cachorro vem aqui'
E etc, etc...²


Se você achou que essa história toda de Kuchisake onna é só mais uma besteira escolar que crianças inventam, pense duas vezes...
Em Fukushima, carros de patrulha foram chamados diversas vezes por pessoas que, amedrontadas, diziam ter avistado a Kuchisake onna. Naturalmente, ao chegarem no local, os policiais não encontravam nada e perdiam tempo à tempo. Em Hokkaidou o medo das crianças era tão grande que elas só voltavam para casa em grupos organizados. E, no país todo, crianças eram detidas na diretora por levarem as balas de caramelo escondidas nos bolsos (no Japão é expressamente proibido levar doces e mais uma pequena lista quilométrica de objetos à escola por conta própria).
Um monte de cagão ali em baixo ¬¬
E como não podia deixar de ser, em 2007 saiu o filme "Kuchisake Onna" no Japão, que um ano depois ganhou continuação e, em 2008, ganhou a terceira parte, que na verdade é a explicação de como tudo se iniciou.
Abaixo, assista o trailer dos dois (se conseguir...).




'Hi, Miss Alice... Anata garasu no  Me de donna yume no... Mirareru no? Mirareru no...?
Still you do not answer...'
(Olá, senhorita Alice... Através de seus olhos de vidro, que sonho você vê? O que você vê? O que você vê...? Você continua sem responder...)

Bons... pesadelos... *Kira's laugh*

4 comentários:

  1. Olha, para um blog de anime que parecia focado somente na comédia, ficou muito bom! A matéria foi bem clara, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Allen tem toda a razão, ficou muito bom!
    Valeu a pena ficar com medo fazendo o post.
    Parabéns!! <3

    ResponderExcluir
  3. Mano, eu caguei de SUSTO!
    eu estava eu dando uma olhada na página, aí eu como sempre fui descendo, e adivinha onde eu parei?
    Bem em cima da imagem com a mulher da boca cortada HUAHSAUHSAUHSUAHSUAH
    Mas enfim, depois eu li e ficou muito bom,
    e eu espero nunca encontrar essa guria aí (ia confundir com a minha irmã e levar ela correndo pro hosítal -nn)

    ResponderExcluir

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído