Otaka Depressiva - Pop Ásia: Algo Nipônico... {#17} - Bolsas para estudar no Japão

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Algo Nipônico... {#17} - Bolsas para estudar no Japão


O Ministério da Educação do Japão abrirá inscrições para bolsas de estudos em universidade e escolas técnicas do país. Não há um número pré-estabelecido, mas cerca de 35 brasileiros costumam ser atendidos por ano. Os detalhes serão explicados em palestra promovida pela embaixada japonesa em Brasília, que ocorre nesta quinta-feira, às 9h30, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), no campus Darcy Ribeiro.


As bolsas oferecidas aos estudantes brasileiros estão distribuídas em cinco categorias: pós-graduação, graduação, escola técnica, cursos profissionalizantes em áreas específicas e cultura e língua japonesa. Saiba mais aqui.

No ano passado, seis brasilienses receberam o benefício para estudar no Japão: quatro para a pós-graduação, uma para a graduação e uma para curso profissionalizante. Algumas bolsas já incluem curso preparatório em língua japonesa nos primeiros meses de estadia. As inscrições vão de 2 a 29 de maio (para pós-graduação) e de 1 a 29 de junho, para as demais modalidades

O processo seletivo consiste em uma prova de línguas (japonês ou inglês) e uma entrevista sobre as motivações do candidato para estudar no Japão. “Recomenda-se o nível básico em japonês ou o avançado em inglês. O mais importante, no caso da pós-graduação, é elaborar um bom projeto de pesquisa”, ressalta Marta Yada, assessora cultural da Embaixada do Japão em Brasília que ministrará a palestra nesta quarta.
A partir de maio, a unidade receberá inscrições de candidatos do DF, Goiás e Tocantins, sendo que as outras regiões brasileiras serão atendidas pelos seus respectivos consulados.

MAIS BOLSAS – Com a implantação do Programa Ciências sem Fronteiras, a assessora acredita que mais brasileiros se interessarão pelos estudos no Japão, além da tendência de aumentar a quantidade de cursos ofertados em língua inglesa. “Com esse programa, as universidades japonesas passam a receber também os bolsistas do governo brasileiro”, aponta Marta.  Não são poucas as universidades japonesas que oferecem cursos em inglês, dentre elas estão as célebres Universidade de Tsukuba, Universidade de Tókio e Universidade de Nagoya.


SERVIÇO
Inscrições:

- Pesquisa (Pós-graduação): 2 a 29 de Maio de 2012
- Graduação, Escola Técnica e Cursos Profisssionalizantes:
1 a 29 de Junho de 2012
- Cultura e Língua Japonesa
Janeiro e Fevereiro/2013

Palestra:
Quarta-feira, 19/4, às 9h30, no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.

CONTATO

EMBAIXADA DO JAPÃO
Tel: (61)3442-4200

E-mail:
cultural.japao@bs.mofa.go.jp
Regulamentos no site:
www.br.emb-japan.go.jp

UnB Agência


Fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído