Otaka Depressiva - Pop Ásia: Cosplay Chronicles - 10 passos de um cosplayer!! {part 1}

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cosplay Chronicles - 10 passos de um cosplayer!! {part 1}

Ai, esse novo banner ficou uma gracinha, um dos melhores que já fiz *-*
Pois é, este post é uma parceria entre essas colunas. Além de que quando as colunas são postadas em dias diferentes do que foram marcados (ou seja, em ocasiões especiais ou de urgência) eu colocar junto com banner do Devaneios, tutoriais é uma coluna fora de seu dia  comum em prol, principalmente, de mim e outros futuros cosplayers. E isso é um tutorial, já que, meio que ensina ._.

Ei, ei! Antes que pensem que sou egoísta, que só penso em mim e tal, não é bem assim. Resolvi fazer este post, não SÓ para me ajudar como também para ajudar outros que querem fazer ou saber mais sobre um cosplay. Assim como eu, acredito que tenham várias pessoas com dúvidas...
Bem, mesmo sendo minha primeira, adquiri certa experiência e farei o possível para ajudá-los e até darei meus exemplos ^-^

Ike!

Otaka Depressiva apresenta: 

10 passos de um cosplayer!! (part 1 of 2)
              
  1. Detalhes iniciais
  2. Escolhendo
  3. Estudando
  4. Buscando referências
  5. Decisões
  6. Compras
  7. Experimentando
  8. Problemas? Não desanime!
  9. Últimos retoques! Tudo ok!
  10. Gran Finale!!



Passo 1: Detalhes iniciais

Para um bom cosplay, o essencial é prestar atenção nos detalhes. Preste atenção nos detalhes do personagem e nos seus. Preste atenção nos detalhes da fantasia. E não esqueça que cabelo e maquiagem fazem parte de um bom cosplay.
Se quer mesmo um cosplay bem feito, escolha uma fantasia (sim, cosplay É uma fantasia, parem de encher com frescurinhas) mais rica possível em detalhes e de boa qualidade, faça um cabelo ou ponha uma peruca compatível com o cabelo do personagem e uma maquiagem bem irada para ficar mais próximo dos detalhes. Há uma enorme diferença entre cosplays bem feitos e mal feitos. Vejam:
Essa é pro Otaku Depressivo ;D / Cosplay super bem feito *-----*

Não cometam o mesmo erro se não quiserem que a Rygakure ria de vocês pro resto da vida... Longa história .-.
 Moral da história:
Pois é, um cosplay rico em detalhes e de boa qualidade pode diferenciar um Gaara de um Gari...

Sabia que...
...dois irmãos  BRASILEIROS venceram o campeonato mundial de cosplay, realizado no Japão? Foi a primeira dupla a receber nota 100 dos jurados (que avaliam por performance, fidelidade e fantasia)! E não é só isso: Essa é a TERCEIRA vitória do Brasil no evento (World Cosplay Sumit, considerado o principal evento mundial de cosplay) que é realizado desde 2003.
Bem, isso mostra que a frase "Ah, só cosplay Japonês que é bom!" está completamente equivocada e com esforço podemos fazer algo bom e muito bem feito.

Mais um detalhe: Tem essa questão de pessoas acima do peso fazendo cosplay. Realmente, todos sabem que personagem de peso ideal feito por pessoas acima do peso fica muito "Gordo Nerd sem vida".  Então, se você está meio acima do peso e tal, procure dar uma malhada, coma menos carboidratos...

Para quem não sabe, eu entendo de ciência e entendo que comer menos carboidratos ajuda, pois os carboidratos são utilizados para nos dar energia. Quando a pessoa fornece menos carboidratos para o organismo, ele procura outra fonte de energia. Os lipídios, ou seja, a gordura, é outra fonte de energia. Ela será utilizada e irá "sumindo" aos poucos (o que chamamos de "queimar as gordurinhas"). Pesquise e monte uma dieta alimentar sudável, não só pelo cosplay mas por uma vida melhor e mais saudável.
P.S.: Dieta não quer, necessariamente, dizer regime, que você irá parar de comer, ficará magricela como uma modelo, comer só salada, só alimentos light... Dieta é na verdade a alimentação habitual.

Passo 2 - Escolhendo

É preferível que se escolha alguém com sem se pareça (o máximo possível, não precisa ser tanto, muito menos totalmente, apenas o essencial). Uma coisa que eu não simpatizo são pessoas querendo fazer cosplay de personagens com os quais não tem um pingo de igualdade.
Que cosplay fazer? Escolha um alguém do qual quer fazer cosplay '-'

Leitor: Mas, Tia Otaka, são TANTOS cosplays legais que eu não consigo me decidir! Comofas?
Tia Otaka: Acredito que isso acontece com todos os cosplayers. O negócio e escolher personagens dos quais mais gostaria de fazer cosplay (a maioria faz listinha), analisá-los, conversar com colegas e amigos, ver qual ficaria melhor em você... Considere até o bolso. É conselhável que os primeiros cosplays sejam mais simples para mais chances de sucesso e mais baratos para a pessoa não desistir de uma próxima vez. Com o tempo, se ganha experiência e se guarda uma graninha a mais, podendo ter mais sucesso e menos frustração em seu cosplay.

Meu exemplo
Para mim, os cosplays de Kuroshitsuji são super bonitos e sofisticados além de eu ser doidinha pelo Ciel. Já fui 2 vezes no evento "Orbits Vila Anime" e nesses dois eventos ganharam, com 1º lugar, o concurso de cosplay os cosplayers de Kuroshitsuji. Respectivamente, Grell Sutcliff e Alois Trancy, os dois eram garotas. Vejam bem, garotas tem feições mais finas o que é melhor para fazer os cosplays de Kuroshitsuji e muitos outros animes (por isso a maioria dos cosplayers são mulheres...).


Eu estava em dúvida dentre tantos cosplays incríveis e a cada vez vinha um diferente em mente, um mais incrível que o outro! Aí conheci uma amiga do meu "primo" e ela também é louquinha pelo Ciel. Ficamos discutindo vários personagens, analisando e tal. Até que decidi: Ciel Phantomhive!
Lembrei do episódio em que ele se veste de "Lady Phantomhive", versão feminina de Ciel. Lembrei que eu amava aquele vestido desde que havia assistido ao episódio e que eu sempre quis um igual e foi daí que nasceu a decisão do meu cosplay!

Não discuti sobre isso com a Ryga pois ela só fica dizendo 'Sei lá, você que sabe'. Amigos assim não são válidos nessas horas (rs). Procure alguém mais decidido e bem informado que esteja disposto a te ajudar!

Quanto a compatibilidade, todos dizem que eu pareço uma bonequinha, heroína de shoujo... Bem, eu considero meu jeito e físico bom pra cosplays, ainda mais por eu ser pequena e fofinha :3



Mano, que cosplay pika...

Passo 3 -  Estudando

É, nem em algo legal como o cosplay você está livre dos estudos :P Mas, calma, são estudos legais que qualquer otaku escolheria como habitual: Estudo de personagem!
Após dar uma estudada nas suas opções e decidir que cosplay fazer, estude mais!

Estude aparência, semelhanças, vestuário, perfil psicológico, postura... Quanto mais se aprofundar no conhecimento do personagem, melhor fica seu cosplay. Procure ficar o mais próximo possível dessas características.







Passo 4 - Buscando referências

A etapa mais longa e cansativa . Paciência, no final, tudo será compensado pela gratificante sensação de um bom cosplay...

Já com informações do personagem, deve-se que estar visando como ficará seu cosplay.
Procure em vídeos, revistas, imagens, fotos de cosplays, colegas cosplayers... Pesquise o quanto puder sobre a confecção, o vestuário, a maquiagem, como fazer, como ficará, etc. Quanto mais próximo do ideal, melhor.

Umas dicas:
← essas imagens com detalhes, etc. são super úteis.

• Tutoriais cosplay.

• Comparar fotos do personagem e do cosplay e ver o que poderia melhorar.

No meu caso, por exemplo, eu amei descobrir essas imagens que me ajudaram bastante na questão dos detalhes. Uma colega minha, cosplayer de Grell, que me ajudou muito com meu cosplay (e continua ajudando, valeu Naomi!) me passou mais dessas imagens que depois posto no blog.

Quanto aos tutoriais cosplay, eles são muito maneiros para se ter uma base do que se precisa. Em breve estarei fazendo Cosplay Tutorials na coluna Cosplay Chronicles ;D


Passo 5 - Decisões

Ok, estamos no meio do caminho. Você pode escolher parar agora e jogar todo seu esforço anterior no lixo ou seguir em frente e fazer valer a pena.

Se escolheu seguir em frente, continue lendo, será bem útil (creio eu). Então tá.

A fase das escolhas tem que ser feita com cuidado pois certas escolhas aqui não tem volta, ainda mais escolhas que envolvem um evento (não vai querer pagar mico ao mudar de ideia na bem na hora H, né?)

Algumas decisões a serem tomadas:
  • Comprar, fazer ou mandar fazer o cosplay?
- Escolher comprar, pode faltar algum detalhe. Cabe a você conferir o produto.
- Fazer, depende de suas habilidades e dum bom tutorial de feitio de cosplay.
- Mandar fazer, depende depende das habilidades da costureira e do quão detalhado e/ou difícil é a fantasia.
Também há a questão de prazo, analize tudo com cuidado.

  • Peruca ou pintar o cabelo?
 Vi um post no blog Chibi Room (adoro) falando sobre as opções do cabelo do cosplay. Tem outras opções além da peruca, como pintar o cabelo, spray de tinta pra cabelo que sai com água... É só pesquisar as opções e decidir qual a melhor pra você. Mas há quem tenha o cabelo parecido com o de um personagem. Eu, por exemplo, uma vez cortei meu cabelo e ficou parecidíssimo com o da Haruhi, de Ouran. Claro que tem que ver se o cabelo do personagem é mais comum, como o da Haruhi.


  • Cosplay apenas para tirar fotos ou pra evento?
 - Se escolher um cosplay só pra tirar umas fotos em casa, estúdio (sim, existe que o faça) ou coisa do tipo, o cosplay não precisa ser tão fodástico. Por quê? É que se for só pra tirar umas fotos, pode ser um cosplay mais barato, com uma peruca meio falha... Basta saber esconder as falhas nas fotos. Aí você tira suas fotos, se diverte, e não gasta muito. Se for fazer aquelas fotos de cenários, tipo as que vemos pela internet, não deixe de escolher um bom cenário.
 - Se for um cosplay pra evento, o vestuário tem que ser de certa qualidade (estou falando de cosplay, e não cospobre, aqui!), peruca compatível... Peruca é algo que faz toda a diferença, uma peruca pode deixar seu cosplay o máximo ou estragá-lo. Já vi vários casos de cosplays legais que foram estragados por uma peruca FAIL. Ah, maquiagem também é importante e pode-se achar vários vídeos e tutoriais para ajudá-lo.

  • Se for pra evento, participar ou não do concurso de cosplay?
- Se quiser participar do concurso, lembre-se que seu cosplay tem de ser de qualidade. Procure a opnião de amigos e colegas para saber se seu cosplay está, no mínimo, aceitável (não queira pagar mico no palco...). Voltando ao assunto "detalhes", um bom make (maquiagem) é indispensável. Maquiagem é importante pois deixa sua pele com aparência limpinha e perfeitinha, além de haverem truques que dão efeitos para deixar o cosplayer mais perto do ideal.
"Mas como isso? Compra o cosplay, vai no evento e não participa?" É, já vi gente fazendo isso. Meu próprio irmão faz isso e posso explicar! Meu irmão comprou o cosplay só pra se vestir como o personagem, ficar legal, se divertir, ele não se interessa em concursos, só quer passear pelo evento e festas a fantasia com seu cosplay, tirar umas fotos e uma onda :P Obs.: Treine umas poses para tirar fotos com as pessoas durante o evento. A expressão facial também é importante.
Já eu, acho concursos bem legais e participo. Muitos pensam "Meu cosplay não é tão bom pra ganhar...". Para com isso, seja positivo! Aliás, eu participo do concurso pois acho divertido, não importa se não ganho.  Ganhar é super legal, claro (ainda mais quando tem um bom prêmio), mas participar e saber que alguém gostou do seu cosplay também é bem legal!

  • Participar do evento. Em que categoria?
As categorias tem de ser analizadas e escolhidas de acordo com os próprios interesses e habilidades do cosplayer. Não sei sobre todas as categorias, mas darei algumas dicas:

- Se for escolher a categoria de grupo, é importante escolher bem seu grupo. Pode acontecer de um irresponsável faltar a apresentação e o grupo sair prejudicado :\
- Se for encenar (mesmo que seja categoria solo) é bom treinar bastante para que a cena fique o mais legal e fiel possível. Veja e reveja a cena que fará centenas de vezes até chegar num ponto que considere ideal! Ah, também existem concursos que deixam a pessoa fazer uma cena de autoria própria.
- Se não for encenar, só desfilar, também treine. Treine postura, andar e poses do personagem. Ex.: Não adianta fazer um cosplay do L e não andar curvado ou não posar do jeito que ele senta u_u

Para qualquer categoria que escolher, verifique também a questão do tempo. a apresentação, o desfile, as poses... faça tudo caber no limite de tempo! É muito importante ler as regras do concurso de cosplay. Que eu saiba, as regras ficam no site/blog/página do evento.

Existem muitas outras decisões a serem tomadas, mas considero essas as principais. É só pesquisar sobre e surgirão respostas para suas dúvidas.

Qualquer dúvida ou ajuda que precisar, entre em contato. Farei meu possível, ficarei feliz em ajudar ^-^

Continua...

9 comentários:

  1. LOL Aulinhas por OtakaDepressiva LOL
    E vc até deu uma aulinha de como funciona nosso organismo na distribuição de energia pro kilinhos da barriga (não que eu me importe muito de ser gorda hj em dia) kkkkkkk
    Enfim, espero que todos os cosplayers do mundo sejam felizes, e não só por ganhar campeonatos, mas pra ser feliz em ser igual ao personagem e que alimentem esperanças pro povo aí!!
    Ano passado teve o BOOM de cosplay de Hatsune Miku saindo de tudo quanto é canto, né kkkk
    E em alguns anos atrás, o "boom" de fazer cosplay era resumido em Naruto's (época que eu ia em eventos em SP) mas enfim.

    Otakus> Diga não ao cospobre e evite vergonha pro resto da vida! (ou faça só de zueira, isso é o espírito brasileiro dos Otakus made in favela hsuahushahuahusaus)
    Adorei o post Otaka, até mais (e eu já cortei o cabelo e ficou parecido com o da Rukia kkk)

    ResponderExcluir
  2. Vou te contar uma coisa, achei perfeito.. e vou colocar akela foto do cosplay do naruto no face.. :p

    podee??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada! Claro, pode sim, a foto nem é de autoria minha, mas é legal mesmo xD

      Kissu, obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Tipow eu gostaria de saber se por exemplo posso fazer um cosplay do ''L'' mesmo sendo uma garota...Por Exemplo usar shorts ao invez de usar a calça a blusa acho q poderia ser a mesma dexar o cabelo meio espetado mais teria q fazer prancha pois meu cabelo é enrolado ???!!! Me ajudem pfv >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a maioria das cosplayers são garotas e eu acho que devemos ter a liberdade de fazer cosplay de qualquer personagem que gostamos e nunca vi alguém ter algum problema com isso, mas já vi alguns acharem meio estranho (meninos, né ¬¬ ).

      Se você quer mesmo fazer o cosplay do L, deveria ser o mais fiel possível. Se você pensa em fazer uma adaptação para uma versão feminina do L (Ela, haha '-'), tudo bem mudar a calça pelo short, apenas não se esqueça de fazer de modo que percebam que é L.

      Para não fazer mudanças radicais no cabelo ou correr o risco de estragar ou não ficar tão bom, recomendo usar peruca.

      Espero que você seduza de 'Ela'!! No melhor sentido, tá .-.

      Kissu, obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  4. Otaka me ajuda pliss, eu estou morando em Manaus à 2 anos, e vai ser a primeira vez q vou a um evento de anime vestido de cosplay... estou em dúvidaa entre o luffy o Ace ou o Gray de fairy tail. eu me assemelho bastante com eles principalmente fisicamente, tenho 1,78 de altura e 75 kls... dá uma ajuda pra mim aÊ por favor.... bjos e agradeço desde já. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, senhor, personagens maneiríssimos, aí complica... Bem, tenho umas quatro dicas simples:
      1 - Escolha por semelhança.
      2 - Escolha o que melhor ficaria em ti.
      3 - Escolha por gosto; não o sabor, e sim o personagem o qual você prefere :P
      4 - Escolha o mais fácil e/ou o mais em conta, contando que é seu primeiro cosplay em evento.

      Espero ter ajudado, beijos, obrigada pelo comentário ^-^

      Excluir
  5. Eu sou menina,sou meio gordinha mais não tão aparente entende? Tenho 14 e peso 55 kilos.
    Queria fazer cosplay de Kiba do Naruto Shippuden.
    Conhece alguem que já fez um cosplay desse?
    Poderia me ajudar?
    Se não combinar me sugira cosplays fáceis por favor.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Regras:
☻ Sem xingar
☻ Sem insultar
☻ Sem fazer qualquer idiotice desnecessária
☻ Se fizer algo errado, seu comentário será excluído